HCR – “Hospital Cristo Redentor” meio século de história.

50 Anos do Hospital Cristo Redentor, meio século de História.
No final da década de 60,após Itapetinga sair da sua primeira Crise Econômica da Pecuária de Corte,e sob interferência do governo Federal,cria-se a Região Agropastoril do Médio Rio Pardo,implantando se a Pecuária Mista.
Aqui Também instalou -se a Fábrica de Leite Glória do Nordeste/SA e o Banco do Nordeste.
Neste cenário econômico em 1970, um médico chamado Aguinaldo Aguiar, com grande visão social e de Saúde Pública , preocupado com a situação de gestantes de Alto Risco que não tinham assistência do Funrural e INAMPS e que eram transferidas para as Santas Casas de Itambé e Conquista,cria com Terreno doado pelo saudoso José Vaz Espinheira ,a Pedra Fundamental, da atual Santa Casa de Misericórdia de Itapetinga.
Com o passar do tempo e a criação do Sistema Único de Saúde e seus fatores desafiadores como:Falta de reajuste na Tabela de Procedimentos, Diminuição do Número de AIH’S(Autorização de Internamento Hospitalar),Municipalização da Saúde; as Santas Casas iniciam um processo de declínio econômico e sucateamento de suas estruturas.
No ano de 2013, sob intermédio de Leonardo Matos ,o Saudoso Arnaldo Teixeira e a intenção do Deputado Federal Antônio Brito em manter o Cristo Redentor funcionando,o Hospital Filantrópico passa a ser administrado pela Fundação José Silveira.
Perde-se então seu título de Filantropia, mantendo se apenas o nome fantasia de Hospital Cristo Redentor.

Dr.Marcelo Gomes
Médico Urologista