Foto ilustrativa

,
Uma das dores mais comuns no joelho é a dor patelofemoral que é descrita como uma dor ao redor ou atrás da patela.

Esta dor ou desconforto ,piora ao se realizar o agachamento, corrida, quando se passa muito tempo sentado (sinal do cinema), subida e descida de escada ou qualquer outra atividade em que se dobre o joelho repetidas vezes.

Ao sentir estes sintomas, é importante procurar um médico ortopedista para que o diagnóstico seja fechado visto que outras patologias do joelho (como condropatia) possuem sintomas parecidos.

O melhor exame para descartar este acometimento é a ressonância magnética.
Após o diagnóstico, deve-se procurar um fisioterapeuta para realizar o fortalecimento da musculatura do quadril e joelho.

Quando receber alta da fisioterapia, deve-se procurar manter o trabalho com a prática de exercícios físicos que devem enfatizar treino de resistência, potência e força muscular.
Porém, se quiser evitar essa dor, é importante praticar exercício físicos regularmente, principalmente os treinamentos resistidos como pilates, musculação, treinamento funcional ou hidroginástica.

 Victória Midlej – Fisioterapeuta Professora de Educação Física Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédia e Musculação e Treinamento de Força .