A Toxina Botulínica e seus Efeitos Terapêuticos
A Toxina Botulínica ou Neurotoxina, popularmente conhecida como botox, é uma das mais potentes toxinas bacterianas conhecidas e tem tido esse reconhecimento por promover resultados estéticos faciais bem favoráveis, amplamente difundido nos dias atuais e divulgados nas mídias e em redes sociais. Essa toxina promove a paralisação temporária dos músculos, deixando a pessoa com a aparência bem mais jovem, já que as indesejáveis ruguinhas desaparecem por um determinado período de tempo.
Entretanto, não é só para fins estéticos que a Toxina Botulínica tem sido utilizada, ela promove também uma série de resultados beneficos em seu uso terapêutico, dentre os quais podemos citar:
- A diminuição do fluxo salvar ( em casos de pacientes especiais).
- O alívio nos sintomas do bruxismo ( apertamento dental noturno).
- Hipertrofia do músculo masséter.
- Disfunções mandibulares.
- Reduz de forma significativa os sintomas da famosa enxaqueca.
A aplicação da Toxina Botulínica é segura e bem tolerada com pouquíssimas contra -indicações ao seu uso.
Sua duração é de 4 a 6 meses, variando de indivíduo a indivíduo, e com isso diminuindo bastante a utilização de analgésicos para o alívio das dores, nesses casos, melhorando muito a qualidade de vida do paciente.
É importante salientar, porém, que é aplicação da toxina só deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados para tal função. Atualmente, além dos médicos,só odontólogos e biomédicos habilitados podem realizar a terapia com Toxina Botulínica, portanto, procure sempre um profissional capacitado.
Drª Karine S. De Carvalho Oliveira
Cirurgiã dentista CRO – BA 5205
- Graduada pela UNIVALE – MG
- Pós Graduada em Odontologia Estética pela ABO – BA
- Pós Graduada em Harmonização Oro facial ( Toxina Bdulinicc e Preenchimento Facial / Labial pela ABO – BA.