A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou nesta segunda-feira, 8, que DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos meios de transferência bancária mais tradicionais do país será encerrado

Até o dia 29 de fevereiro, clientes ainda poderão fazer emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas (empresas). Também encerra no dia o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

As transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano, segundo levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central.

O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.

Itapetinga 24 horas por Marlon Araújo