Dr. Marcelo Gomes Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. CMI clinica médica de Itapetinga. Rua manuel Francisco de almeida – Centro,Itapetinga Contato (77)3261 – 7770

Em 2003 surgia na Austrália, o movimento Novembro Azul ,que tinha como objetivo chamar a atenção sobre o diabetes. Esse movimento chega ao Brasil em 2008 e é incorporado um outro tema de grande relevância e importância: O Câncer de Próstata . O Câncer na Próstata adquire uma maior relevância porque tem uma grande prevalência, 18% dos homens (um em cada seis) manifestarão a doença.

Vale dizer que todo homem nasce programado pra ter o câncer de próstata ,basta viver o suficiente para isso. Um alento é que dos 18% que terão câncer na próstata ,apenas 3% morrem. Esses números mostram que dos quase 69 mil casos de câncer de próstata em 2018, houve 14 mil mortes. O câncer de próstata é um tumor muito comum e se detectado precocemente tem 90% de chance de cura.Por sua vez, se for detectado em uma fase tardia essa chance diminui para 30%.

O screaming é importante – significa exame de detecção precoce de Câncer – e no caso do Câncer de Próstata, ele é composto de PSA e toque. O PSA é uma proteína produzida pela próstata e, de todos os marcadores tumorais, é o que mais chega próximo a um marcador tumoral ideal. Mas vale lembrar que seu aumento não significa que aquele homem tem câncer de próstata. O PSA pode está alterado por conta de outras duas patologia que acometem a próstata.São elas: a hiperplasia prostática benigna (crescimento natural da próstata), que ocorre nos homens a partir dos 50 anos; e a prostatite (infecção ou inflamação da próstata). O exame do toque é a outra forma que o urologista tem para detectar a doença e leva não mais que 6 segundos ,não tendo maiores custos já que é feito na mesma consulta.

Todos os receios e fantasias criados caem por terra, uma vez que os homens têm medo da dor, o que não é fato. Sendo assim, os que fazem pela primeira vez o exame do toque,perdem o medo e voltam no ano seguinte. Um outro receio é que se descubra o câncer. Os homens são resistentes, eles relutam em ir ao urologista fazer o exame da próstata e só vão quando as mulheres os levam. Dois terços dos homens que vão ao médico são levados por uma mulher, com isso fica provado a importância da mulher no Novembro Azul e em todos os meses do ano. Existem quatro capitais importantes para se ter um envelhecimento saudável e aqui estão eles:

1- Capital Saúde: importantíssimo, 10% é genética e os outros 90% é a influência do meio(sedentarismo, obesidade, maus hábitos alimentares…)

2 – Capital Intelectual: em um mundo em constante mudança,precisamos nos manter atualizados.

3 – Capital Social: Seu ciclo de amizades.

4 – Capital Financeiro: enganam os que acham que não irão precisar na velhice. A frase : “Quanto mais cedo melhor, nunca é tarde para começar”, funciona como um verdadeiro Mantra. O limiar da capacidade funcional e as doenças, nos impõe limitações no avançar da idade .Manter este limiar de capacidade funcional , nos dará mais anos de vida e não mais anos de velhice.

Por Dr. Marcelo Gomes Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. CMI clinica médica de Itapetinga. Rua manuel Francisco de almeida – Centro,Itapetinga Contato (77)3261-7770

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta