É hora de saber como usar um Mary Jane

moda vai e volta, e com os sapatos não seria diferente. O modelo Mary Jane, por exemplo, também conhecido como sapato de boneca, já foi tendência há muito tempo e volta com tudo nos looks de 2023, principalmente agora na época de outono/inverno, como vemos nos desfiles da temporada passada e nos street styles por aí.

amiga

Os sapatos Mary Jane foram feitos inicialmente para crianças no século 20, sendo um modelo fechado que deixa o peito do pé à mostra e é fechado por uma tira. Chamados originalmente de “bar”, ou sapato de boneca, eles tinham o nome inspirados em personagens de quadrinhos, mas entre as décadas de 60 e 80, começaram a ser introduzidos no mundo da moda por Twiggy, que desfilou com os sapatos na passarela.

Desde lá, o sucesso foi tanto que os sapatos se tornaram queridinhos da cultura pop e foram vistos em filmes e séries icônicas como “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Sex and The City”. Agora que Prada e Dior voltam a apostar no item, é hora de colocar ele em seu look do dia também. E para isso é bem fácil, já que o sapato combina com tudo e traz um ar mais moderno para a produção.

Opção não falta, já que os sapatos Mary Jane tem modelos em tons coloridos, com salto, sem salto, tons neutros e várias combinações possíveis para fazermos. Aqui, é preciso entender se ele será a peça destaque do look ou apenas um complemento. Se for a peça destaque, vale usar com tons minimalistas e principalmente com peças de alfaiataria, que combinam muito bem com o sapato.

Agora, se você quer ele como um complemento, vale apostar no dia-a-dia com a famosa combinação da calça jeans com camiseta branca, ou até com um vestido esvoaçante que é a cara desse inverno. Se quiser algo mais confortável, vale até arriscar usar o sapato Mary Jane com itens de moletom, que trazem essa contraposição na produção e combinam perfeitamente um com o outro, já que o sapato Mary Jane é usado várias vezes com meias.

Novamulher.com